Exercícios para panturrilhas que ajudam a circulação sanguínea

As pernas têm um papel importante na circulação sanguínea e, não por acaso, costumam ser afetadas por problemas vasculares.

 

Isso porque, no processo de circulação, há um esforço maior das partes inferiores do corpo para fazer com que o sangue retorne para o coração.

 

Assim, exercícios e atividades que fortaleçam os grupos musculares das pernas, principalmente a panturrilha, ajudam a melhorar esse processo de circulação.

 

Elencamos aqui alguns exercícios que ajudam no fortalecimento da panturrilha, como consequência, na melhora a circulação sanguínea. Confira:

 

  • Elevação de panturrilha em pé, com barra, agachamento, alongamentos, rebaixamento de calcanhares, leg press, dorsiflexão (flexão dorsal), entre outros.
  • Caminhada e/ou corrida
  • Natação
  • Yoga
  • Pilates
  • Bicicleta

 

A prática de atividade física contribui para a melhora da saúde de uma forma geral, inclusive evitando a obesidade que está associada à causa de várias doenças.

Vale lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico é fundamental fazer uma avaliação médica.

Caso já tenha alguma doença vascular, ou tenha histórico familiar, é recomendável fazer um check-up com um médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, para ser devidamente orientado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *