Tratamento Endovascular e Arterial

A cirurgia Endovascular é um procedimento moderno, que usa técnicas de cateterismo para o tratamento da Obstrução Arterial – Doença Obstrutiva Arterial, de Aneurismas e até de doenças venosas.

Trata-se de um procedimento menos invasivo para desobstrução das artérias, normalmente feito com o uso de cateteres ou pequenas incisões cirúrgicas. Ele pode ser aplicado para a maioria das artérias do corpo, entre elas: artérias renais, dos membros inferiores, artérias viscerais e artérias carótidas.

Embora seja menos agressiva, a técnica Endovascular demanda o uso de anestesia e de internação, porém com tempo muito inferior de realização do procedimento e de recuperação, se comparados com uma cirurgia convencional.

A QUEM SE APLICA

como funciona

Através de punções em vasos são passados fios guias, cateteres, balões.

Podem ser feitos vários tratamentos:

  • Cateter-balão – Angioplastia: abre o espaço e melhora o fluxo do sangue.
  • Stent – Angioplastia com Stent: implantação de um material de aço cirúrgico flexível, em formato de rede, para abrir e expandir a artéria e veias.
  • Endopróteses – inserção de “tubos de vários materiais” dentro da aorta para proteger contra rupturas, em casos de aneurismas.
  • No caso das tromboses, os cateters são usados para injetar uma substância que vai dissolver os trombos e vai permitir a recanalização do vaso.

recomendações, restrições e contraindicações

  • Com a cirurgia Endovascular o paciente fica menos tempo internado e tem uma recuperação muito mais rápida que a cirurgia convencional.
  • A indicação da cirurgia Endovascular será feita pelo médico, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, de acordo com a situação do paciente.
  • Para mais informações, confira os artigos em nosso blog ou marque uma consulta com um médico, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.