Quem tem varizes pode fazer musculação?

Em meu consultório uma pergunta muito comum é sobre a influência da musculação no aparecimento ou agravamento da varizes.

Sabemos que o sedentarismo está entre os fatores potencializadores das varizes, assim, a prática de atividades físicas é muito importante para quem tem problemas de circulação e doenças arteriais.

Caminhada, corrida ou natação, normalmente são atividades recomendadas, pois ajudam na ativação da circulação, fortalecem a musculatura das pernas, favorecem a oxigenação dos músculos e de outros órgãos e, consequentemente, no condicionamento físico.

A musculação, assim como qualquer outra atividade física, também pode ajudar nesse sentido. Para isso, no entanto, é fundamental que a atividade seja devidamente acompanhada por um profissional especializado e que sejam tomados cuidados com a carga de peso e de  exercícios.

 

Como a musculação pode causar ou piorar as varizes?

 

O excesso de carga de peso e de exercício pode provocar:

  • Lesões que causam alterações na circulação.
  • Ao realizar uma atividade mais intensa ou usar um equipamento com carga mais pesada, há uma tendência da pessoa prender a respiração, o que provoca um aumento na pressão intra-abdominal. Assim há uma consequência direta na circulação, causando um aumento na pressão das veias.

 

As duas questões podem potencializar o aparecimento de varizes, especialmente nas pessoas que já possuem histórico familiar ou têm algum outro fator potencializador – tabagismo, uso de álcool, uso de anticoncepcional, tratamento hormonal, entre outros.

Para quem já tem varizes, há a possibilidade de intensificar o problema. Por isso, é importante redobrar o cuidado.

 

Então, não devo fazer musculação?

 

Sempre vejo pontos positivos na musculação: controle do peso, melhora no sono, do metabolismo, circulação, equilíbrio hídrico e muito mais.

Por isso, na minha opinião, os benefícios da atividade física acabam por superar os riscos. Ajudam a fortalecer a panturrilha, melhorar o condicionamento físico e a circulação.

Para ter mais segurança –  se você possui varizes, tem histórico familiar ou algum fator que potencializa o aparecimento; é recomendável que antes de iniciar a atividade procure um médico, especialista em angiologia e cirurgia vascular.

Isso porque o médico pode indicar meias esportivas de compressão, que podem ajudar no exercício, assim como dar outras dicas e recomendações, considerando o seu perfil e as suas condições físicas.

Além disso, é essencial que você sempre tenha o acompanhamento de um profissional qualificado quando for praticar a atividade, para que ele oriente sobre exercícios, movimentos e carga de pesos.

 

Por Dr. Gustavo Franklin

Angiologista e Cirurgião Vascular

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *